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Por Michel Gomes, jogo da virada 2024 Goi�s

07/12/2023 04h01 Atualizado 07/12/2023

Fam�lia que sonhava em conhecer o mar ganha viagem para a praia

Ao sentir a maresia, um filme passou pela cabe�a de uma fam�lia de An�polis, a 55km de Goi�nia. O entregador de farm�cia Marco Ant�nio, de 47 anos, a dona de casa Lilian Maria, de 40, e as duas filhas, de 5 e 12, ganharam uma viagem com tudo pago para Porto Seguro, na Bahia. Come�ou ali a realiza��o de alguns sonhos, conhecer o mar e viajar de avi�o. Mas antes de pisar na areia, os pais tiveram uma ideia, fazer uma surpresa para as meninas (assista acima).

�Eu escondi das meninas. Fiquei ansiosa pela viagem e pela rea��o delas. Falei que a gente ia pra Piren�polis. Elas ficaram sabendo no aeroporto, a mais velha chorou�, descreveu Lilian.

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No escuro da madrugada, o rel�gio marcava pouco menos de 4h quando a fam�lia chegou ao Aeroporto de Goi�nia. As meninas n�o o conheciam, por isso pensaram que realmente se tratava do caminho para �Piri�, como Piren�polis � carinhosamente conhecida. Apesar disso, a paisagem, despertou a curiosidade da estudante Ana Clara, de 12 anos.

�Eu falei: �M�e, t� me sentindo no aeroporto�. Perguntei porque estavam escritas as �marcas de avi�o� a� ela me falou que est�vamos no aeroporto e �amos pra Porto Seguro. Eu senti uma emo��o muito grande, queria chorar em saber que ia para a praia e viajar de avi�o. N�o caiu a ficha�, completou.

O sonho virou realidade no projeto �Minha Primeira Viagem�, do Servi�o Social do Com�rcio (Sesc) de Goi�s, que comtemplou 20 pessoas para a viagem (veja abaixo mais detalhes da a��o). O momento ficou marcado na mem�ria da fam�lia, que se emociona ao lembrar de todos os detalhes, desde a inscri��o.

�Fiz a inscri��o e a mo�a disse que faltavam uns contracheques, voltei l� de moto, andei uma dist�ncia que nunca tinha andado sozinha. Eu olhava o site todo dia pra ver o resultado, quando vi, comecei a chorar, disse: �Meu amor, a gente conseguiu, a gente vai pra Bahia!��, relembrou.

�Eu pedi pra ela n�o contar pra ningu�m. A gente tinha falado que ia pra uma pousada em Piri, mas a mais velha viu a gente falando do Sesc e tivemos que inventar que ir�amos pro Sesc em Piren�polis�, completou Marco.

Fam�lia que sonhava em conhecer o mar ganha viagem para a praia �
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: Michel Gomes/jogo da virada 2024

Sonhos em risco

Emocionada, Lilian disse que uma lembran�a passou pela cabe�a quando viu o resultado da sele��o. O mix de emo��es remeteu � um epis�dio que colocoujogo da virada 2024vida em risco durante a pandemia. Lilian teve um infarto, foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fez uma cirurgia no cora��o.

�O que veio a minha cabe�a na hora do resultado, � que se naquele dia tivesse acontecido o pior, essa viagem n�o ia acontecer, n�o ia realizar o meu sonho�, desabafou.

Ao jogo da virada 2024, Lilian contou que o sonho de conhecer o mar veio da inf�ncia, quando via na televis�o a imensid�o do oceano. Marco tamb�m carrega o desejo por muitos anos e, para ele, realizar essa vontade com a fam�lia � ainda mais especial.

�Eu sempre tive vontade de conhecer o mar, desde moleque e queria levar minha fam�lia. Realizamos um sonho nosso e das meninas, isso vai ficar na mem�ria delas pra sempre, uma lembran�a pra vida toda�, contou.

Marco contou que a fam�lia costuma viajar para Caldas Novas, no sul de Goi�s. Essa foi a �nica divers�o deles por muito tempo. No entanto, em 2023, nem para a cidade das �guas quentes eles foram e, segundo o entregador, n�o tinham nem previs�o para ir.

Para sair do aluguel, eles est�o construindo uma casa. Marco concilia a rotina de entregador de farm�cia � rotina como pedreiro para construir o im�vel. A renda da fam�lia est� destinada a esse sonho, segundo Marco.

�Para viajar de avi�o com as duas meninas e fazer tantas atividades, a gente ia gastar uns R$ 20 mil. � imposs�vel. Um dinheiro que n�o temos�, refor�ou Lilian.

Novas experi�ncias

Veja a Emanuelle se divertindo na praia

T�mida, a pequena Emanuelle Vit�ria, de 5 anos contou um pouco da viagem � reportagem. A pequena aproveitou as praias e os passeios como ningu�m (assista acima). At�
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com trajes ind�genas na aldeia dos Patax�s a menina tirou.

Emanuelle brincando na praia �
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: Michel Gomes/jogo da virada 2024

J� a mais velha ama contar sobre as experi�ncias vividas. E foram muitas novidades. Passeio de escuna, praias diferentes e tamb�m a visita � aldeia com a irm�.

Ana Clara conta do que mais gostou na viagem

A��o social

O Projeto �Minha Primeira Viagem�, do Sesc Goi�s, tem o objetivo proporcionar a oportunidade de viagens gratuitas para pessoas com baixa renda. A a��o � permanente e abre vagas regularmente.

Diretor do Sesc Goi�s, Leopoldo Veiga Jardim refor�ou que o lazer e o turismo s�o aspectos essenciais para a forma��o social do ser humano e para a qualidade de vida. Por isso, o projeto colabora com esse prop�sito e oferece a qualidade dos servi�os em turismo do Sesc, segundo Leopoldo.

O �ltimo edital contemplou viagens para Porto Seguro (BA), entre os dias 02 a 07 de dezembro, e Rio de Janeiro (RJ), nos dias 10 a 14 de dezembro.

Puderam se inscrever: trabalhadores do com�rcio e seus dependentes, com credencial Sesc atualizada; estudantes ou egressos da rede p�blica de ensino; e p�blico geral, cuja renda bruta familiar n�o ultrapasse o valor de tr�s sal�rios m�nimos.

?? Veja outras not�cias da regi�o no jogo da virada 2024 Goi�s.

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    Materiais sugeridos Bolas de borracha.

    Bolas de basquete.

    Cones.

    Giz ou fita crepe.

    Caixas de papel�o, baldes ou pneus.

    Aqui trazemos algumas sugest�es de materiais.

    De acordo com a jogo da virada 2024 realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a pr�tica.

    Conversa inicial Em sala, comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de invas�o.

    Para isso, sugere-se a utiliza��o de imagens das modalidades de basquetebol e futebol.

    Se for preciso, use imagens ampliadas, v�deos legendados ou outro tipo de material adequado �s necessidades dos estudantes.

    Pe�a aos estudantes para analisar as caracter�sticas das modalidades: Quem se recorda desses esportes? Como se marcam pontos neles? Lembram-se dos esportes de invas�o? Quem poderia dizer algumas caracter�sticas desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? � necess�rio algum equipamento espec�fico para jogar? � importante ajud�-los a lembrar de conceitos, regras e caracter�sticas de jogos e atividades relacionados aos esportes de invas�o experimentados em anos anteriores.

    Observe atentamente a participa��o dos estudantes, principalmente aqueles que voc� j� conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreens�o.

    A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes dever�o vivenciar uma modalidade de esportes de invas�o e aprofundar os seus conhecimentos.

    Aqui, sugere-se a modalidade basquetebol.

    Entretanto, voc� pode optar por outra que julgar mais adequada a jogo da virada 2024 turma e escola.

    Atividade Antes de iniciar as atividades, comente com os estudantes que devem procurar adaptar regras, movimentos, espa�os, materiais observando se as propostas incluem todos.

    Aqui, sugerimos uma s�rie de atividades que podem ser distribu�das nos desdobramentos deste plano.

    Pega-pega com passes Resgate o conceito de que nestas modalidades o objetivo � sempre invadir o campo ou a quadra oposta com a finalidade de pontuar, arremessando, chutando ou carregando a bola at� a meta advers�ria.

    Comente que nestas modalidades os pap�is de ataque e defesa mudam constante e rapidamente e que poder�o confirmar isso ao experimentarem o basquetebol.

    Pe�a aos estudantes que se organizem em grupos com seis ou sete integrantes, e cada integrante deve estar identificado com um n�mero, tamb�m de 1 a 6 (ou 7 dependendo do n�mero de integrantes).

    Solicite que cada grupo, usando giz, fita crepe, cones ou outro objeto, delimite o seu espa�o de jogo: um quadrado de aproximadamente 4x4m.

    Cada grupo joga apenas dentro do seu espa�o.

    Verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o, seja em relevo ou materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Entregue para cada grupo uma bola e explique que far�o um jogo de pega-pega.

    O fugitivo ser� sempre o estudante correspondente ao n�mero chamado pelo professor.

    Por exemplo: se o n�mero chamado for tr�s, os estudantes de todos os grupos correspondentes ser�o os fugitivos e os demais ser�o os pegadores.

    Proponha um desafio: os pegadores devem pegar o fugitivo tocando-o com a bola (n�o � permitido arremessar a bola no fugitivo), no entanto, quando o jogador tem a posse de bola n�o pode se deslocar pelo espa�o.

    Ser� que conseguem? Como far�o? O esperado � que os estudantes percebam que devem trocar passes r�pidos, e aqueles que est�o sem a posse da bola devem sempre se deslocar em dire��o ao fugitivo.

    Oriente-os para que experimentem v�rios tipos de passes: passes de peito, passes na altura da cabe�a, passes picados.

    Durante a atividade, sugere-se trocar rapidamente os fugitivos, mesmo que ainda n�o tenham sido pegos, para aumentar o dinamismo e a imprevisibilidade do jogo.

    Caso opte por usar bolas de basquete, oriente os estudantes para que se mantenham atentos durante os passes e recep��es para evitar acidentes.

    Ao final, organize uma roda de conversa e questione-os sobre as dificuldades da atividade, se adotaram alguma estrat�gia e quais passes foram mais efetivos para cumprir o objetivo do jogo.

    Cestobol Pe�a que os estudantes se dividam em equipes para um jogo 3x3 ou 4x4 (vai depender do n�mero de estudantes).

    Usando giz, fita crepe, cones ou outro objeto, solicite que construam as linhas da mini quadra.

    Se for poss�vel, pe�a para usarem as linhas laterais da quadra de futsal como linhas de fundo e constru�rem apenas as linhas laterais.

    Nas linhas de fundo, devem ser posicionados baldes, pneus ou caixas de papel�o para representar a cesta.

    Sempre verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o ou sinaliza��o do alvo, seja em relevo ou materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Explique aos estudantes que o objetivo do jogo � acertar a bola na cesta advers�ria.

    Na sequ�ncia, proponha dois desafios: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bola em dire��o � cesta advers�ria; b) na defesa, a equipe n�o pode marcar o advers�rio com dois ou mais jogadores.

    Como far�o? Qual estrat�gia usar? O esperado � que os estudantes percebam que devem progredir em dire��o � cesta, trocando passes r�pidos, os jogadores no ataque sem a posse de bola devem se deslocar para criar op��es de jogada e, nesta atividade, a marca��o individual � uma a��o defensiva mais efetiva.

    � poss�vel que os estudantes n�o cheguem a essas conclus�es sozinhos.

    Neste caso, d� algumas dicas que os ajudem a perceber aquilo que devem fazer.

    Como varia��o voc� pode posicionar o balde, a caixa ou o pneu sobre uma cadeira ou mesa e tra�ar uma linha limite para os arremessos.

    Isto �, a bola dever� ser lan�ada antes da linha.

    Visite os grupos, fa�a pequenas pausas e, como sugest�o, pergunte: Qual � o objetivo do jogo? (Fazer a cesta sem quicar a bola).

    O que se deve fazer quando se recebe a bola? (Ficar de frente para a cesta).

    � importante observar o jogo antes de realizar uma a��o? (Sim, para saber se � melhor arremessar ou passar a bola para um companheiro melhor posicionado).

    Passe no ret�ngulo Para esta atividade vamos utilizar as mesmas marca��es de mini quadras e organiza��o de equipes do jogo anterior.

    Pe�a aos estudantes que, nas linhas de fundo, no lugar onde estavam os baldes, as caixas ou os pneus usados como cesta, desenhem um ret�ngulo de 4x1,5m aproximadamente.

    Explique que o objetivo do jogo � receber um passe dentro do ret�ngulo advers�rio.

    Na sequ�ncia, proponha alguns desafios: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bola em dire��o ao ret�ngulo advers�rio; b) o jogador que vai receber o passe n�o pode permanecer dentro do ret�ngulo por mais de 4 segundos; c) na defesa, a equipe n�o pode marcar o advers�rio com dois ou mais jogadores; d) nenhum jogador de defesa pode entrar no seu pr�prio ret�ngulo.

    Como far�o? Qual estrat�gia usar? O esperado � que os estudantes percebam que podem adotar as estrat�gias do jogo anterior.

    Novamente, visite os grupos, fa�a pequenas pausas e, como sugest�o, pergunte: Qual � o objetivo do jogo? (Receber um passe sem quicar a bola).

    O que � preciso fazer quando se recebe a bola? (� preciso parar, sem andar, se virar para o ret�ngulo e observar a situa��o).

    Como fa�o para n�o andar com a bola? Como fa�o para me virar e ficar de frente para o ret�ngulo? Se achar necess�rio, permita que experimentem o jogo novamente.

    As pausas para questionamentos s�o importantes, pois ajudam os estudantes a compreender as a��es t�ticas necess�rias, bem como realizar ajustes necess�rios ao jogo.

    Neste momento, � imprescind�vel que respeitem tamb�m as caracter�sticas individuais, bem como as opini�es dos colegas.

    Mini basquete Para este jogo sugere-se a utiliza��o de tabelas e aros do basquetebol e das marca��es dispon�veis na quadra.

    Caso n�o seja poss�vel, voc� pode construir as linhas com giz ou fita crepe e usar caixas, baldes ou pneus como cesta.

    Novamente, verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o ou sinaliza��o do alvo, seja em relevo ou com materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Solicite que os estudantes se dividam em equipes com seis ou sete integrantes.

    � importante que voc� estabele�a todas as regras.

    A ideia � que os estudantes n�o tenham muito espa�o para organizar adapta��es de regras ou modos de jogo.

    Nesta atividade, toda a organiza��o do jogo ser� predefinida como no esporte de rendimento.

    O objetivo do jogo � marcar pontos arremessando a bola na cesta advers�ria.

    Para isso: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bola em dire��o � cesta advers�ria; b) a equipe com a posse de bola, quando estiver na quadra de ataque, tem 6 segundos para arremessar a bola � cesta e concluir o ataque; c) a equipe que est� defendendo deve realizar a marca��o individual e marcar apenas na jogo da virada 2024 quadra defensiva; e) n�o � permitido retirar a bola das m�os ou tocar o corpo do jogador.

    Organize jogos de tr�s ou quatro minutos (depende da quantidade de equipes).

    A cada per�odo de tempo, substitua uma das equipes por outra que esteja "de fora".

    Se optar por utilizar as tabelas e aros do basquete, sugere-se que para cada cesta convertida se atribua 2 pontos e para cada bola que toque o aro se atribua 1 ponto.

    Permita que as equipes se re�nam para tra�ar suas estrat�gias de ataque e defesa.

    Observe atentamente o jogo e registre, se necess�rio.

    Lembre-se de que � importante que as pr�ticas levem os estudantes a perceber e reconhecer as suas potencialidades.

    Devem explorar diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver problemas motores.

    Por�m, � importante que todos cumpram o que foi proposto.

    Momento da reflexao Em roda de conversa, � o momento para dialogar com os estudantes sobre as atividades experimentadas.

    � importante que todos participem desse momento.

    De acordo com a caracter�stica da turma, verifique se h� a necessidade de utilizar outros recursos al�m da conversa, como um cartaz com imagens e/ou textos para que os estudantes observem, leiam as perguntas ou fa�am infer�ncias sobre o que vivenciaram.

    Sugerimos algumas quest�es que podem ajudar a descobrir as percep��es e sensa��es dos estudantes: Qual a principal caracter�stica dos esportes de invas�o? (Invadir o campo ou quadra advers�ria e arremessar a bola na meta).

    Qual � o objetivo do basquetebol? (Invadir a quadra advers�ria e arremessar a bola na cesta).

    Quando a minha equipe ataca? (Quando minha equipe tem a posse de bola).

    Quando a minha equipe defende? (Quando minha equipe n�o tem a posse de bola).

    O que um jogador deve fazer quando recebe a bola? (Parar, se virar para a cesta e observar o jogo).

    O que se deve fazer para n�o andar com a bola e se virar para cesta? (Usar as paradas de 1 e 2 tempos e o p� de piv�).

    Em qual dos jogos foi mais f�cil cumprir o objetivo? Por qu�? Em qual deles foi mais dif�cil? Por qu�? Quais dificuldades enfrentaram nos jogos? Perceberam alguma diferen�a entre o jogo cestobol e mini basquete? Quais movimentos voc�s realizaram durante o jogo? (Passes, arremessos, giros e saltos).

    Voc�s conhecem algum outro esporte em que seja necess�ria a realiza��o de passes, arremessos, giros e saltos? Ser� que o ambiente e o clima podem influenciar o resultado de uma partida de basquetebol? Pe�a aos estudantes que relatem sobre a mudan�a brusca das fun��es de ataque e defesa, bem como a press�o do tempo para concluir o ataque, no caso do jogo mini basquete.

    Espera-se que percebam a necessidade de deslocamentos velozes e tomadas r�pidas de decis�o.

    Incentive a turma a verbalizar suas impress�es e sensa��es, explorando a oralidade.

    Se for necess�rio, ajude-os a organizar suas ideias.

    Ou�a e observe com aten��o as falas e, se julgar necess�rio, fa�a anota��es sobre a compreens�o deles para compor a avalia��o.

    Retome tamb�m pontos considerados importantes e registros realizados durante a atividade pr�tica, bem como situa��es em que houve conflitos e/ou condutas positivas dos estudantes.

    Sistematizacao do conhecimento Organize e sistematize, com os estudantes, tudo aquilo o que fizeram e o que aprenderam.

    Esse � um momento importante e pode ser realizado em forma de roda de conversa.

    Considere a necessidade de utilizar estrat�gias adicionais para que todos compreendam seus avan�os e necessidades.

    Recupere as caracter�sticas e a��es motoras que aproximam as modalidades de invas�o.

    Explique para os estudantes que, nos esportes de invas�o, nas situa��es de ataque (momentos em que a equipe tem a posse da bola), a a��o principal deve ser manter a posse de bola, invadir a quadra ou campo advers�rio e arremessar a bola � meta.

    J� em situa��es de defesa (momentos em que a equipe n�o tem a posse da bola), o intuito � sempre proteger a jogo da virada 2024 pr�pria meta, impedir a progress�o da equipe advers�ria e recuperar a posse da bola.

    Retome os conceitos sobre as principais capacidades f�sicas e habilidades motoras requeridas nas atividades e necess�rias � pr�tica dos esportes de invas�o.

    Converse com os estudantes sobre como as habilidades do jogo podem ser extrapoladas para outras situa��es cotidianas, como nas atividades de vida di�ria ou na pr�tica de atividades f�sicas para a manuten��o da sa�de e lazer.

    Converse sobre as sensa��es obtidas nos jogos experimentados.

    Nos jogos de cestobol e no jogo de passes no ret�ngulo, a perspectiva adotada foi a de jogo, ou seja, as regras foram alteradas, adapta��es foram feitas, materiais alternativos foram utilizados e os estudantes puderam opinar ou organizar a estrutura do jogo, adaptando-o a jogo da virada 2024 necessidade e realidade da escola.

    Por outro lado, o jogo de mini basquete, ainda que tamb�m tenha sofrido adapta��es, foi tematizado sob a perspectiva do esporte.

    Assim, as regras eram mais r�gidas, n�o havia espa�o para que os estudantes organizassem a forma como o jogo iria acontecer ou mesmo fizessem adapta��es para facilitar as a��es no jogo, e existiam mais elementos que o aproximavam de um jogo formal de basquete.

    Tudo estava definido pelo professor, que nesta atividade exerceu o papel das organiza��es institucionalizadas que regulamentam o esporte.

    Pe�a-lhes para expressar suas impress�es, os pontos positivos e negativos de ambas as atividades.

    Procure evidenciar os elementos, que comp�em as compet�ncias gerais, desenvolvidos em aula.

    O autocuidado, a coopera��o, a import�ncia do protagonismo, o lidar com situa��es de conflito, a supera��o de dificuldades, o ato de pensar e criar hip�teses, a criatividade, a argumenta��o.

    Esses elementos est�o presentes em outras situa��es do seu dia a dia.

    Finalmente, fale sobre as estrat�gias individuais ou coletivas adotadas pelos estudantes durante a realiza��o das atividades.

    Na sequ�ncia, priorizando os aspectos atitudinais da aula, converse sobre os conflitos que ocorreram: se foi necess�rio revisar as regras das atividades, se foi preciso adaptar regras para favorecer a participa��o de algum ou alguns estudantes, se houve tentativas de burlar os combinados para benef�cio pr�prio ou da equipe, ou mesmo, no calor do jogo, se houve situa��es de desrespeito.

    � importante colocar estas situa��es em debate, conversar sobre o porqu� existem as regras e por que devem ser respeitadas, assim como o respeito entre todos.

    Al�m disso, � poss�vel ajudar os pr�prios estudantes a chegar a consensos sobre quais devem ser as a��es tomadas quando um jogador descumpre uma regra ou desrespeita um colega.

    Registro e avaliacao Para a avalia��o, sugere-se a elabora��o de um di�rio de campo.

    O di�rio de campo � um instrumento que permite registrar/anotar todos os dados, os acontecimentos, as observa��es, ou seja, todas as ocorr�ncias que voc� julgar importantes.

    Anote as atividades realizadas e pe�a aos estudantes que produzam registros acerca das suas impress�es e experi�ncias durante o desenvolvimento das aulas.

    Os registros podem ser produzidos de maneira textual, verbal, por desenhos ou outra forma que julgar adequada.

    Uma sugest�o, para melhor organizar as informa��es no di�rio de campo, � estabelecer alguns crit�rios pelos quais voc� ir� orientar suas observa��es, como no exemplo a seguir.

    Esportes de invas�o Compreende/ realiza a��es em situa��o de ataque.

    Compreende/ realiza a��es em situa��o de defesa.

    Participa das discuss�es/ formula hip�teses.

    Formula estrat�gias para o jogo respeitando professor/colega.

    Estudante 1 Sim �s vezes Sim Sim Estudante 2 N�o �s vezes Sim Sim Estudante 3 Sim Sim Sim N�o Para verificar as aprendizagens, sugere-se o uso de uma ficha avaliativa individual, adaptada da proposta de Gonz�lez e Schwengber (2012), a ser preenchida pelos estudantes.

    Esta ficha pode ser enviada como tema de casa ou ser completada em aula com o aux�lio do professor.

    Caso seja necess�rio, voc� pode ler os enunciados e o estudante pode responder verbalmente.

    Ficha avaliativa D� feedbacks sobre o que responderam, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento.

    Voc� poder� tamb�m inserir outras linhas e colunas de acordo com o que julgar necess�rio.

    Barreiras Barreiras Reduzir as possibilidades de registros dos estudantes a textos escritos.

    Conduzir as pr�ticas no sentido de valorizar os resultados e n�o os processos.

    Excluir ou restringir a participa��o de estudantes que apresentem alguma dificuldade.

    Sugest�es para eliminar ou reduzir as barreiras Adaptar os espa�os para jogar.

    Se necess�rio, utilize objetos com cores contrastantes para as linhas e marca��es.

    Dialogar sobre as diferen�as de desempenho e comentar que a escola e, consequentemente, a aula de Educa��o F�sica � um espa�o de democratiza��o do saber sobre as pr�ticas corporais.

    Refor�ar a todo momento que todos t�m o direito de aprender independentemente de condi��o social, etnia, biotipo, experi�ncias pr�vias.

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