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Por $5 minimum deposit online casino 05/12/2023 20h05 Atualizado 5 dezembro /20) 23 O presidente da Venezuela, Nicol�s Maduro. logo ap�s referendo sobre a Guiana �{img]: Matias Delacroix � AP Photo o Presidente na venezuelana e NicolasMaduros que prop�s ( nesta ter�a-feira (5), uma lei para cria��o de um prov�ncia$5 minimum deposit online casinoregi�ode Essequibo - �rea Na fronteira coma Amap� n�o � disputada entre os dois pa�ses! 1 Clique aquipara seguir este canal por not�cias internacionais do [K 0| no WhatsApp No domingo (3). � Caracas organizou outro plebiscito n
qual 95% dos eleitores presentes votaram para que o pa�s incorpore ao mapa os na��o do mapas venezuelano (leia mais abaixo). Falando � Assembleia Nacional venezuelana, O presidente decretou:O in�cio da debate na Assembl�ia Nacionais e a aprova��o de Lei Org�nica sobre A defesa pela Guiana Esequiba.oque permitir�$5 minimum deposit online casinoanexa��o por Essequ�bo;A cria��o pelo Alto Comissariado Paras Defesa das Amap� EusiquiaBA - �rg�o integrado pelos Conselho De Desenvolvimento), Pelo Conselheiro no Governo Federal
pelos setores pol�tico, religioso e acad�mico.A cria��o da Zona de Defesa Integral na Guiana Esequiba com tr�s �reas$5 minimum deposit online casinoDesenvolvimento Inal � 28 segmentosde desenvolvimento Integra��oli), militares ou administrativamente dependente a dessa Regi�o que defesa integrais do Amap�!In�cio dos Plano para Assist�ncia Social � popula��o pela Suriname �siqu�BA; bem como A realiza��o um censoe entrega por carteira- identidade aos seus habitantes".Rodriguez Cabellocomo autoridade �nica das British Eu seque ba tendo sede nesta cidade o
Tumeremo.A cria��o das divis�es$5 minimum deposit online casinoEssequibo da Petr�leos de Venezuela (PDVSA) e a Corpora��o Caracasna, concedendo licen�a-de opera��o para A prospec��o � aproveitamento do g�s), petr�leo ou minera��o;Va publica��oe divulga��o o novo Mapa na venezuelana nas escolas", escola secund�rias que universidades no pa�s�. Ch�vezaprova anexar Guiana �
: Reprodu��o As origem ao problema O territ�rio por Essaqu�bos est� disputado pela venezuelano com Amap� h� mais se um s�culo! Desde os fim doss�culo 19 ele
sob controle da Guiana. A regi�o representa 70% do atual territ�rio na Amap� e l� moram 125 mil pessoas, Na Venezuela tamb�m a �rea � chamada de Embaixada Essequiba". � um local com mata Densa Es$5 minimum deposit online casino2023 que foi descoberto petr�leo nessa Regi�o! Estima-se aindana Suriname existam reservasde 11 bilh�es o barris", sendo sobrea parte mais significativa est� "offshore" ou seja: no mar - perto por Essaqu�bo). Por causa desse �leo at� hoje s� tem se pa�s sul americano (mais cresce nos �ltimos anos) Caracas possui poderio militar 50 vezes
maior que o da Guiana e um dos ex�rcitos mais bem equipados do continente; compare Tanto a Amap� quanto A Venezuela afirmam ter direito sobre seu territ�rio de base$5 minimum deposit online casinodocumentos internacionais.A Suriname afirma n�o �a propriet�ria no territ�rios porque existe uma laudode 1899, feitoem Paris -no qual foram estabelecidas as fronteiras atuais�. Na �poca: na Amaz�nia era apenas terras pelo Reino Unido! J� � venezuelana diz se O territorial foi dela devido assim consta Em Um acordo firmado por 1966 entre os pr�prio reino
Unido, antes da independ�ncia de Guiana. no qual o laudo arbitral foi anular e se estabeleceram bases para uma solu��o negociada�. Venezuela x Amap�: O que acontece ap�s referendo ser aprovado Referendo venezuelano No domingo (3),a venezuelana organizou um plebiscito na quais 95% dos eleitores presentes votaram$5 minimum deposit online casinofavor do pa�s incorpore ao mapa paraguaio os territ�rios Essequibo (uma regi�o fronteira entre as dois pa�ses n�o � disputada h� maisde 100 anos). Brasil vai enviar 28 blindadom com defender
a fronteira com da Venezuela; conhe�a os modelosVenezuela x Guiana: qual o risco de uma guerra na fronteiras como do Brasil A consulta teve cinco perguntas. Voc� rejeita essa Fronteira atual?Voc� apoia um Acordo$5 minimum deposit online casinoGenebra, 1966?"N�o concordacoma posi��o das venezuelanade n�o reconhecer e jurisdi��o pela Corte Internacional para Justi�a (veja mais sobre isso quest�o abaixo)daEle discorda pors Amap� usar numa regi�o mar�tima sob � quais j� h� limites estabelecidos"Quando autoriza que se cria��o no estado Amazonas
Essequiba e com a cria��o de um plano para aten��o � popula��o desse territ�rio que inclua uma concess�o da cidadania venezuelana, incorporando esse estado ao mapa do espa�o venezuelano? Guiana pediu ajuda$5 minimum deposit online casinoA Corte Internacional. Justi�aA Cortes International De Judici�rio decidiu na sexta-feira sobres Venezuela n�o pode tentar anexar Essaqu�boe Que isso vale at� o referendo! O Suriname havia pedido parque essa corte tomasse numa medidade emerg�ncia por interrompear as vota��o Na Caracas; Em abril
Corte Internacional de Justi�a afirmou que tem legitimidade para tomar as decis�es sobre a disputa. Esse �rg�o � uma corte mais alta da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU)$5 minimum deposit online casinoresolver disputadas entre Estados, mas n�o possui como fazer suas determina��es serem cumpridas�. A decis�o final Sobre quem foi o dono por Estequiba ainda pode demorar anos! O governo venezuelano disse: essa medida representa um interfer�ncia com numa quest�o interna e fere � Constitui��o".A vice-presidente na Venezuela", Delcy Rodriguez - dito tamb�m
"nada vai impedir que o referendo agendado para do dia 3 de dezembro aconte�a". Ela tamb�m falou porque, apesarde ter comparecido na corte. isso n�o significa: A Venezuela reconhece e jurisdi��o da Corte Internacional$5 minimum deposit online casinoJusti�a sobre essa disputa; Veja parte Caracas tem poderio militar 50 vezes maiorquea Guiana";compare Argentino comprava armas Na Europa E vendia � fac��es brasileiras Esquetema por Diego Dir�sio forneceu maiss 40 mil Armas ao criminosos! Ele est� foragido
chave$5 minimum deposit online casinoesquema, diz PF Mega-Sena pode pagar quase R$ 7 milh�es; veja dezenas Defesa cita surpresa e nega liga��o de Alexandre Pires com garimpo Braskem � multada aR $ 72 mi por risco do colapso na mina PM que matou esposaa tiros foi acusado De agredir ou estuprara ela
ex
A s�rie Dota come�ou$5 minimum deposit online casino2003 com Defense of the Ancients (DotA) - uma modifica��o para Warcraft III: Reign of Chaos da Blizzard Entertainment - criado pelo designer com o pseud�nimo "Eul". [182] Dota 2 foi posteriormente nomeado para o melhor jogo multijogador no 10th British Academy Games Awards$5 minimum deposit online casino2014, mas perdeu para Grand Theft Auto V,[183] e foi nomeado para Jogo de Esports do Ano no The Game Awards$5 minimum deposit online casinoseus eventos de 2015 a 2019,[184][185][186] enquanto ganhava o pr�mio de melhor MOBA no Global Game Awards de 2015.
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PLANO DE TRABALHO Nome: �lica Alves Ferreira Munic�pio: Janu�ria/MG Macrocampo: Esporte e Lazer ATIVIDADES Esportes coletivos: v�lei, futsal, futebol, handebol, basquete.
Jogos de Tabuleiro: xadrez virtual, xadrez tradicional, dama, jogos de mesa.
Jogos com raquete e com rede divis�ria: badminton, t�nis de campo, t�nis de mesa, peteca.
Ginasticas: Gin�stica r�tmica, gin�stica art�stica, gin�stica acrob�tica, gin�stica aer�bica, yoga, medita��o e pilates.
Atividades aqu�ticas: nata��o, hidrogin�stica, polo aqu�tico.
Atletismo / Jogos e Brincadeiras: Atletismo, m�ltiplas viv�ncias esportivas, jogos e brincadeiras.
Lutas: Luta ol�mpica, jud�, taekwondo, boxe, karat�.
Esportes de aventuras: Ciclismo, corrida de orienta��o, slackline, skate e patins.
Conte�dos que Integram o Curr�culo B�sico: Esportes coletivos; Jogos com raquete e com rede divis�ria; Ginasticas; Atividades aqu�ticas; Atletismo / Jogos e Brincadeiras; Lutas; Esportes de aventuras.
INTRODU��O A Educa��o Integral e Integrada proporciona aos educandos um ambiente saud�vel para crescer, conviver e aprender, obtendo assim bom desempenho no processo de ensino/aprendizagem; Desenvolver atitudes, condutas de amizade, de respeito, de valoriza��o a vida e preserva��o de suas origens atrav�s das manifesta��es culturais e h�bitos alimentares, uma vez que o Esporte e Lazer s�o fundamentais para o desenvolvimento cognitivo do aluno, e � atrav�s do esporte na escola/ Atletismo e m�ltiplas viv�ncias esportivas que ser� desenvolvida a a��o pedag�gica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades.
E valorizando o prazer e o l�dico, pressupostos do esporte educacional.
PROBLEMATIZA��O PARA O DESENVOLVIMENTO DO MACROCAMPO E DAS ATIVIDADES Atender as necessidades dos alunos no sentido de ajuda-los a melhorar o rendimento escolar promovendo assim o desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa e contextualizada permitindo ao aluno se posicionar de maneira critica e participativa na sociedade.
Criar e adotar alternativas para que ocorra a concretiza��o do processo de aprendizagem motora do aluno na Educa��o Integral e Integrada.
JUSTIFICATIVA Sabe-se que as Oficinas de Esporte e Lazer deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e �ticos.
Partindo desse pressuposto os alunos da Educa��o Integral e Integrada ser�o incitados a participarem de novas situa��es de desafios corporais dentro das modalidades esportivas e manifesta��es culturais, podendo ser adaptadas conforme o Projeto Pol�tico Pedag�gico e Regimento Escolar.
O QUE SE ESPERA ALCAN�AR COM OS ESTUDANTES: OBJETIVO GERAL Contribuir para o desenvolvimento integral do educando, ampliando suas possibilidades de intera��o no meio social e escolar.
OBJETIVOS ESPEC�FICOS Jogos e Brincadeiras: � Oferecer aos alunos atividades de lazer, na escola, visando promover a socializa��o e entretenimento; � Resgatar a pr�tica de jogos de rua como forma de recrea��o e viv�ncia de regras; � Desenvolver as habilidades sens�rio-motoras e a criatividade atrav�s de atividades recreativas.
� solucionar problemas que possam surgir no desenvolvimento de cada atividade.
� desenvolver a aten��o, concentra��o e racioc�nio r�pido atrav�s de jogos de sal�o.
Esporte: � Executar os movimentos fundamentais b�sicos aplicando-os no contexto dos esportes; � Iniciar o conhecimento das regras oficiais dos principais esportes, facilitando assim$5 minimum deposit online casinopratica; � Transmitir conhecimentos sobre regras, penalidades, t�cnica e t�tica dos desportos; � Conhecer diferentes esportes fora do cotidiano de formar adaptada e recreativa; Brinquedos: � Incentivar o aproveitamento de material recicl�vel e ensinar aos alunos a import�ncia da responsabilidade com a natureza.
Dan�as e Atividades R�tmicas e Expressivas: � Vivenciar as in�meras possibilidades de gestos e ritmos corporais; � Ampliar as propriedades expressivas do pr�prio movimento; � Conhecer e identificar as caracter�sticas da dan�a e dos movimentos expressivos; � Valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifesta��es da.
cultura corporal, presentes no cotidiano.
� Conhecer e valorizar a m�sica e seus movimentos; METODOLOGIA Promover atividades que proporcionem experi�ncias educacionais que sejam fisicamente saud�veis, mentalmente estimulantes e satisfat�rias para o aluno,$5 minimum deposit online casinobenef�cio de uma melhor qualidade de vida.
Desenvolver o gosto e o prazer pela atividade f�sica, conhecendo os limites e as possibilidades do pr�prio corpo.
Favorecer a integra��o social atrav�s de jogos cooperativos, adotando atitudes de respeito m�tuo, dignidade e solidariedade.
Estimular o aluno a participar com integridade nas atividades recreativas e competitivas no seu hor�rio de aula e lazer, reconhecendo e respeitando suas caracter�sticas f�sicas, bem como a de seus colegas sem discrimina��o, agindo com discernimento$5 minimum deposit online casinositua��o problema.
Desenvolver atividades que melhor atendam as diferentes faixas et�rias e possibilitem despertar o interesse das qualidades esportivas do aluno, buscando solucionar os conflitos atrav�s do di�logo.
A inclus�o como eixo fundamental norteando a a��o pedag�gica da Educa��o de Esporte e Lazer Escolar introduzindo e integrando o aluno na cultura corporal do movimento, desenvolvendo as habilidades sensoriais, conhecendo, organizando e interferindo no espa�o de maneira aut�noma.
PREVIS�O/PROPOSTA DE ATIVIDADES E CRONOGRAMA Abril: M�s da socializa��o.
Objetivo: Aproxima��o dos alunos.
Material: Giz e Rolo de barbante.
1� Semana: Din�mica do Nome.
Objetivo: Quebra-gelo.
Essa din�mica prop�e um "quebra gelo" entre os participantes.
Ela pode ser proposta no primeiro dia$5 minimum deposit online casinoque um grupo se encontra.
� �tima para grava��o dos nomes de cada um.
Em c�rculo, assentados ou de p�, os participantes v�o um a um ao centro da roda (ou no pr�prio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer.
Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Varia��o: Essa din�mica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir$5 minimum deposit online casinosomat�ria, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto e assim por diante.
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memoriza��o.
Mas poder� ser estipulado um n�mero m�ximo acumulativo, por exemplo ap�s o 8� deve come�ar um outro ciclo de 1-8 pessoas.2� Semana.
Din�mica do Embolado.
Objetivo: Essa din�mica prop�e uma maior intera��o entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socializa��o, dinamismo, paci�ncia e lideran�a dos integrantes do grupo.
Faz-se um c�rculo de m�os dadas com todos os participantes da din�mica.
O Professor deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa$5 minimum deposit online casinoque vai dar a m�o direita e a m�o esquerda.
Em seguida pede q 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa: Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam est�tua (parados).
O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Professor, ou seja, pode buscar: -Est�tua mais engra�ada -Est�tua mais criativa -Est�tua mais assustadora -Est�tua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos.
Pode haver premia��o ou apenas palmas.3� Semana.
Din�mica do Rolo de Barbante.
Material: Rolo barbante.
Objetivo: Desenvolver afinidades.
Em c�rculo os participantes devem se assentar.
O Professor deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante.
E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para algu�m (o professor estipula antes.
Exemplo: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.
) que ele queira e justificar o porqu�.
A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a pr�xima.
Ao final torna-se uma "teia" grande.
Maio: M�s do atletismo: salto.
1� Semana: Jogos de persegui��o.
Objetivo: Deslocamentos r�pidos que facilitem a corrida, mediante jogos de persegui��o.
- Realizar jogos de persegui��o como pol�cia e ladr�o e varia��es de pique.
- Organizar os estudantes$5 minimum deposit online casinoduplas, correr e tentar pisar na sombra do companheiro, que deve evita-lo.
Inverte-se o pegador quando o companheiro pisar a sombra do colega.
- Realizar brincadeira de persegui��o formando duas equipes.
Uma equipe de n�meros pares e outra de n�meros �mpares.
O Professor chama um n�mero, se este for �mpar quem ser� o pegador ser�o toda a equipe de n�mero �mpares.
2� Semana: Varia��es nas formas de correr.
Objetivo: Desenvolver ritmos, no��es de dire��o e sentido.
- Realizar varia��es de correr.
- Correr com passos curtos.
- Correr com passos longos.
- Sobre os calcanhares.- Na ponta dos p�s.
- Mudar de dire��es: Para tr�s, para frente, para a esquerda para a direita.
3� Semana: Velocidade de rea��o.
Objetivo: Trabalhar a velocidade de rea��o agilidade, e racioc�nio r�pido dos estudantes.
- Todos se colocam sobre uma linha e o professor designa n�meros alternados para cada estudante.
Ao gritar um dos um dos n�meros, r os alunos correspondentes devem correr para um lugar determinado.
Os n�meros podem ser substitu�dos por cores, nomes, de frutas, de letras etc.
- Formar grupos de cinco, seis, sete ou oito.
Coloc�-los$5 minimum deposit online casinocolunas.
Ao sinal, correm para tocar uma linha de chegada, voltam e passam por baixo das pernas dos companheiros que formando t�nel.
Este trabalho se realiza com revezamento.
4� Semana: Corrida com objetos.
Objetivo: Trabalhar simultaneamente corrida com bra�os ocupados.
Estimular a competi��o para motiva��o dos alunos.
Destacar sempre respeito as regras.
- Colocar os estudantes$5 minimum deposit online casinocolunas de oito, ou menos.
Entregar uma bola para que passem a bola da frente para tr�s.
O �ltimo corre para tocar a linha de chegada e volta para fazer o exerc�cio.
- Realizar o mesmo exerc�cio anterior com um bambol�.
Rodar o bambol�, dar a volta$5 minimum deposit online casinoum cone, voltar a entregar o bambol� ao seu companheiro, que sai para executar a mesma atividade.
- Posicionar meninos e meninas$5 minimum deposit online casinoum espa�o amplo e pedir que deem as m�os.
A um sinal, correr para um determinado, sem soltar - Para variar o exerc�cio, correr$5 minimum deposit online casinoduplas, mas para lugares diferentes.
- Realizar o exerc�cio anterior$5 minimum deposit online casinoequipes.
Junho: Atletismo: Saltos 1� Semana: Varia��es de saltos.
- Saltar$5 minimum deposit online casinodois p�s por todo o espa�o f�sico.
- Alternar os p�s direito e esquerdo, e depois saltar nos dois p�s juntos.
- Saltar num p� s�, tentando manter o equil�brio pelo maior tempo poss�vel sem apoiar o outro p�.
- Saltar alternando o p� esquerdo e o p� direito, diferentes dist�ncias: curtas e longas.
- Saltar$5 minimum deposit online casinodiferentes dist�ncias: pequenas e longas.
- Saltar dentro de sacos.
- Saltar imitando o coelho.
- Saltar imitando sapo.- Saltar pra tr�s.
2� Semana: Saltos com cordas.
Objetivo: Coordena��o motora e lateralidade.
- Executar saltos com a corda no mesmo lugar e com deslocamento: esquerda, direita, abrindo e fechando as pernas etc.
- Colocar cordas a uma altura de 50 cm.
Os alunos saltam a corda com p�s juntos, ou com um p� s�.
Aumentar a altura da corda, de acordo com as possibilidades de cada um.
- Colocar cordas no ch�o.
Iniciar com duas e aumentar o n�mero de cordas.
Os alunos correm e saltam por todas as cordas no ch�o.
- Como varia��o saltar$5 minimum deposit online casinoziguezague, com os p�s juntos, com os p�s juntos, com os p�s.- Balan�o da corda.
3� Semana: Saltos$5 minimum deposit online casinoduplas.
Objetivo: Adquirir seguran�a e precis�o ao saltar, lateralidade e desenvolver trabalho$5 minimum deposit online casinoduplas e equipes.
- Colocar um aluno com o tronco flexionado para frente, com as m�os apoiadas nos joelhos e de costas para seus colegas.
As crian�as saltam por cima do companheiro, colocando as m�os$5 minimum deposit online casinosuas costas.
- Realizar$5 minimum deposit online casinoequipes formando$5 minimum deposit online casinocoluna, repetindo os mesmos movimentos de saltos.
- Trabalhar$5 minimum deposit online casinoduplas.
Um estudante fica sentado com as pernas afastadas e o outro companheiro salta da esquerda para direita sem tocar$5 minimum deposit online casinosuas pernas.
- Realizar o mesmo exerc�cio anterior.
O estudante que est� sentado afasta e aproxima as pernas, e seu companheiro, cada vez que afasta as pernas, deve saltar sem tocar nas pernas do outro.
4� Semana: Saltos cm obst�culos.
Objetivo: Destreza, agilidade, rapidez, coordena��o motora.
- Colocar cordas a dist�ncias de 1, 2 e 3 metros.
Tentar salt�-las e cair com dois p�s.
- Saltar o banco, apoiando as m�os sobre ele e com os p�s juntos.
- Realizar um percurso de obst�culos colocando as cordas, pneus, colchonetes, bancos.
- Colocar barras a uma altura de 40 e 50 cm.
Passar sobre elas primeiro sem corrida de impuls�o e depois com corrida.
- Trabalhar com arcos: um aluno lan�a o arco e o outro colega salta.
Realizar esta atividade no mesmo lugar e com deslocamento.
Julho: Atletismo, arremesso.
Objetivo: Praticar o lan�amento de diferentes objetos adequados � idade dos meninos e das meninas, mediante atividades livres e dirigidas que facilitem o desenvolvimento da coordena��o motora.
Material: Arcos, cordas, fitas, garrafas, latas parede, bolas de diferentes materiais, pesos e tamanhos, rede de v�lei, trave.
1� Semana: Varia��es de lan�amentos.
- Lan�ar a bola com uma e outra m�o.
Variar a altura, por exemplo, com lan�amentos baixos, m�dios, altos e muitos altos.
- Trabalhar$5 minimum deposit online casinoduplas e$5 minimum deposit online casinodiferentes posi��es: sentados, ajoelhados, de c�coras,$5 minimum deposit online casinop�.
Os estudantes lan�am a bola com uma e outra m�o.
- Lan�ar objetos diferentes pesos e tamanhos graduando dist�ncias.
Trabalho feito$5 minimum deposit online casinoduplas.
- Lan�ar a bola para cima e segurar no ar, sem deixar tocar ao ch�o.
- Lan�ar a bola para cima, deixar tocar no ch�o e segurar$5 minimum deposit online casinoseguida.
- Colocar meninos e meninas de frente para uma parede.
Lan�ar uma bola$5 minimum deposit online casinodire��o da parede e ap�s o rebote devem tratar de peg�-la no ar.
- Lan�ar a bola sobre alvos fixos e graduar paulatinamente a dist�ncia.
Os alvos podem ser paredes, c�rculos no ch�o, caixas papel�o etc.
- Realizar lan�amentos de precis�o a partir de diferentes posi��es.
Por exemplo: deitados, ajoelhados, sentados, de c�coras e$5 minimum deposit online casinoduplas.
- Colocar as crian�as de frente para uns bambol�s pendurados.
Os estudantes se posicionam a uma dist�ncia de 3 metros.
Ao sinal devem lan�ar a maior quantidade de bolas, fazendo-as passar por dentro dos arcos.
Podendo variar as dist�ncias.
- Trabalhar$5 minimum deposit online casinoduplas.
Uma crian�a segura firme um bambol� acima da cabe�a e o companheiro lan�a a bola, tentando passa-la atrav�s do bambol�.
- Colocar a crian�ada$5 minimum deposit online casinoc�rculo.
No centro posicionar uma garrafa.
Os estudantes jogam argolas e tentam acert�-las ao redor da boca da garrafa.
A dist�ncia das crian�as at� a garrafa deve ser de 3 metros.
- Posicionar latas pesando uma pir�mide.
Colocar os alunos a uma dist�ncia de 3 metros da pir�mide.
Ao sinal, eles rolam a bola e tentam derrubar a maior quantidade de latas poss�veis.2� Semana.
Lan�amentos$5 minimum deposit online casinodist�ncias.
- Posicionar os estudantes de frete para uma parede e faz�-los lan�ar a bola o mais forte poss�vel contra a parede.
- Colocar os alunos$5 minimum deposit online casinocolunas, uma de frente para outra, a uma dist�ncia de 3metros.
Os estudantes lan�am a bola.
Aumentar paulatinamente a dist�ncia entre as colunas.
- Variar o exerc�cio anterior.
Tentar conseguir lan�amentos mais altos.
Lan�amento atrav�s da rede de v�lei.
- P�r uma rede, a uma altura 1,50 metros.
Os alunos, colocados a uns 2 metros de dist�ncia da rede, devem lan�ar bolas por cima com uma das m�os, sem tocar a rede.
- Realizar o mesmo exerc�cio anterior.
Os estudantes lan�am as bolas e tentam acertar um objeto situado do outro lado da quadra.Agosto.M�s do circuito.1� Semana.
Recrea��o e Lazer Objetivo: Motivar os alunos a praticarem as atividades propostas, trabalhando a coordena��o motora e resist�ncia f�sica, que ao longo do tempo proporcionar� uma melhor capacidade psicomotora.
Bola do t�nel: divididas$5 minimum deposit online casinoigual n�mero, os alunos formam duas colunas.
Manter-se-�o com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas.
Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola.
Dado o sinal de in�cio, o primeiro jogador de cada grupo passar� a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar.
Os demais ao receberem a bola ir�o passando-a do mesmo modo.
Em chegando ao �ltimo jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar � frente da coluna.
Assim sucessivamente.
Bola$5 minimum deposit online casinoposi��o: disp�em-se as crian�as$5 minimum deposit online casinoc�rculo.
Dado o sinal de in�cio, o professor no centro do c�rculo atira a bola ao alto, chamando o nome de um aluno presente no c�rculo.
O aluno dever� agarrar a bola antes de cair no ch�o ou n�o.
Este ap�s pegar a bola ter� que executar o mesmo que o professor fez, chamando um colega.2� Semana.
Brincadeiras Objetivos: Estruturar movimentos que requeiram coordena��o geral; .
Equilibrar-se$5 minimum deposit online casinodiferentes situa��es, com ou sem deslocamento; .
Melhorar o desempenho na execu��o de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.
L� vai a bola: os alunos a linha de partida com as m�os sobre o joelho.
O professor coloca-se por tr�s dos alunos com uma bola.
Insipidamente lan�a-a, rasteira, na frente da turma.
O primeiro aluno que alcan��-la ser� o novo lan�ador e dar� continuidade ao jogo.
Abrir a porta: os jogadores de m�os dadas formam um c�rculo, exceto um que ficar� fora.
Dado o sinal, o jogador que est� fora do c�rculo correr� e gritar�: janelinha, janelinha, portinha campainha.
Nesse momento ele bate nas costas de um dos colegas, este ter� que sair e tentar peg�-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.
O osso do cachorro: os alunos$5 minimum deposit online casinoc�rculo$5 minimum deposit online casinosilencio, menos um que ficar� afastado escondido.
O professor escolher� um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegar� um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passar� mostrando um a um.
Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este ter� que imitar um latido de c�o bem alto, fazendo o colega se assustar.
Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua at� todos participarem.3� Semana.
Circuito com bambol�s.
Objetivo: Orienta��o de dire��o e sentido.
Montar percurso$5 minimum deposit online casinosequ�ncia ou na forma de labirinto.
Crie passagens secretas, trechos com larguras e alturas limitadas; estrutura��o espacial, limites, equil�brio, aten��o, concentra��o, dom�nio do esquema corporal, lateralidade, coordena��o motora, dom�nio das rela��es espaciais, orienta��o, para frente, para tr�s, � esquerda, � direita, e a inclus�o de pontos de refer�ncia.4� Semana.
Varia��es de circuito.
Objetivo: Percep��o e agilidade.
Colocar bambol�s no ch�o e colocar o n�mero m�ximo de alunos dentro de cada espa�o do bambol�.
Ao comando "Coelhinho sai da Toca" todos mudam de bambol�; no segundo comando retira um bambol�, a crian�a que ficar de fora, sai do jogo e assim sucessivamente at� fica um s� bambol� e o grupo ganhador.
Deixar que os alunos fa�am movimentos girat�rios nos bra�os, pernas, m�os,pesco�o e cintura com os bambol�s.
Lan�ar a bola, de uma dist�ncia determinada, para que caia dentro do bambol�.
Afaste o bambol� e pe�a para que lance a bola novamente; na frente da crian�a dois bambol�s (um mais perto dela e outro mais longe) e,$5 minimum deposit online casinosuas m�os, dois saquinhos de areia.
Explique que cada um deve ser lan�ado dentro de um bambol�.
Diga para n�o jogar os dois ao mesmo tempo.
Aqui, o aluno vai perceber que poder� executar a��es com um lado e o outro do corpo.
Deitar os bambol�s presos$5 minimum deposit online casinoduas cadeiras grandes: passar por baixo, por cima, pular.
Setembro: Jogos Cooperativos.
Objetivo: Adequar o movimento proposto pelo brinquedo a cad�ncia r�tmica-mel�dica da m�sica, apresentada.
1� Semana: Din�mica para forma��o de duplas: 1.
Cart�es com palavras$5 minimum deposit online casinopares: Os cart�es s�o espalhados pelo ch�o, bem separados um do outro e com a palavra escrita virada para baixo.
Ao som da m�sica apresentada o grupo caminha por entre os cart�es observando a melodia e o movimento r�tmico sugerido pela mesma.
Ao sinal combinado, cada um pega o cart�o que est� mais pr�ximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem cart�es com palavras iguais.2.
Constru��o e decora��o do brinquedo � Vai e Vem Cortar as garrafas aproximadamente 17cm a partir do gargalo.
Unir as duas partes do gargalo encaixando-as uma por dentro da outra, passar as duas cordas de nylon pelos gargalos Amarrar$5 minimum deposit online casinocada extremidade das cordas de nylon uma argola pl�stica Decorar com fita durex colorida 3.
Experimentando o Brinquedo Cada dupla brinca, descobrindo diferentes possibilidades de movimentar o brinquedo.4.
Jogando$5 minimum deposit online casinogrupo Ap�s algum tempo de explora��o do brinquedo, ao sinal combinado, os grupos v�o se juntando at� que se forme 3, 4 ou 5 grupos.5.
Criando coreografia O focalizador determina um tempo para que cada grupo crie uma coreografia para ser apresentada.6.
Coreografia Coletiva Cada grupo, ap�s$5 minimum deposit online casinoapresenta��o, escolhe um dos movimentos de$5 minimum deposit online casinocoreografia para compor a coreografia coletiva � todo o grupo dan�a.
2� Semana: Basquetinho.
Objetivo: Fazer o maior n�mero poss�vel de pontos$5 minimum deposit online casinoum determinado tempo atrav�s da convers�o de cestas.
Uni�o do grupo$5 minimum deposit online casinotorno de um objetivo comum.
Demarcar um quadrado de cerca de 7x7m onde as cestas ser�o distribu�das.
As cestas corresponder�o a pontos de acordo com o grau de dificuldade de acerto (por exemplo cestas mais dif�ceis de se acertar valem 200 pontos, 50 para as intermedi�rias e 10pontos para as f�ceis).
Na parte interna das linhas n�o � permitido entrar para fazer cestas nem para recolher as bolas.
Os participantes, dividem-se$5 minimum deposit online casinoarremessadores, de um lado, e recolhedores de bolas, do outro.
Iniciado o jogo, os arremessadores lan�am as bolas$5 minimum deposit online casinodire��o �s cestas, enquanto os recolhedores apanham as bolas que n�o entraram nas cestas e as devolvem aos arremessadores.
Recolhedores n�o podem fazer cesta.
Ao final do tempo de jogo s�o contados os pontos marcados pelo grupo.
O tempo de jogo � de 1 minuto, podendo ser jogado$5 minimum deposit online casino2 tempos, ou quantos mais interessar ao focalizador e aos jogadores.
No intervalo dos tempos pode haver troca de fun��es entre arremessadores e recolhedores.
3� semana: Vassoura bol.
Material necess�rio * 1 bola * 2 vassouras * 2 cadeiras Modo de jogar O grupo � dividido$5 minimum deposit online casinoduas equipes, e os jogadores s�o numerados individualmente.
Cada equipe se posiciona na linha de fundo da extremidade do campo de jogo, um ao lado do outro, na ordem da numera��o feita.
Sobre cada linha de fundo � colocada uma cadeira, que servir� como gol ou meta, e sobre cada cadeira � colocada uma vassoura comum.
Uma bola � colocada no centro do campo de jogo.
O juiz chama os jogadores pelo n�mero.
A um sinal, estes pegam as vassouras e, utilizando-as como tacos, tentam empurrar a bola para dentro da meta advers�ria.
A rodada termina ap�s todos os jogadores terem sido chamados e os pontos s�o contados.
Varia��es; Em vez de vassouras, s�o utilizados os p�s e os gestos do futebol, ou as m�os e os gestos do handebol.
4� Semana: Basquete balde Material: Bola e dois baldes.
Disposi��o: Duas equipes com seis ou mais integrantes, cada equipe tem um representante segurando um balde, que pode correr pela linha lateral (direita e esquerda), sem entrar na quadra.
Desenvolvimento: Os integrantes da equipe devem passar a bola entre si, tentando jogar a bola dentro do balde.
O jogador, de posse da bola, pode pass�-la ou tentar acertar o balde, por�m n�o pode andar segurando a bola.
A outra equipe procura interceptar a bola (sem contato pessoal) e tenta acertar o seu balde.
Cada vez que um jogador acerta o balde, converte ponto e dever� jogar um dado.
Se cair n�mero �mpar, o ponto vale 1, 3 e 5 pontos a favor, se tirar n�meros pares, o ponto vale 2, 4 e 6 pontos contra a$5 minimum deposit online casinoequipe.
Objetivos: * Estimular a coopera��o; * Refor�ar o trabalho$5 minimum deposit online casinoequipe; Outubro: M�s da Gin�stica.
Objetivos: Iniciar e aperfei�oar as habilidades gin�sticas b�sicas mediante exerc�cio sem colchonetes 1� Semana.
Parada de tr�s apoios ou parada de cabe�a.
Objetivo: desenvolver os movimentos mais simples da gin�stica, que s�o cambalhotas pra frente.
- Iniciar na posi��o de c�coras ou com as pernas separadas.
Colocar as m�os com os dedos para frente e formar um tri�ngulo entre as m�os e a cabe�a.
Elevar o quadril e as pernas lentamente, at� conseguir o ponto de equil�brio, com pernas flexionadas ou esticadas.
Finalmente, subir as pernas at� o plano vertical.
- Propor que tentem obter o equil�brio na seguinte posi��o: cabe�a e m�os no ch�o, elevar joelhos e apoiar nos cotovelos.
- Repetir o exerc�cio anterior, mas elevar os joelhos at� que estes fiquem no mesmo n�vel do quadril.
- Tentar o exerc�cio com a ajuda do professor e um plano vertical; realizar vertical de cabe�a.2� Semana.
Parada de m�os (de costas).
Objetivo: Desenvolver os movimentos mais simples da gin�stica, que s�o cambalhotas de costas com apoios de um profissional e plano vertical.
- Consiste$5 minimum deposit online casinoiniciar de costas o plano vertical e realizar uma ascens�o apoiando somente os p�s na parede, at� conseguir colocar as m�os muito perto deste plano.
O corpo deve estar o mais reto poss�vel.
Com as pernas juntas, as m�os devem estarcom os dedos abertos e para frente.
A cabe�a deve estar posicionada entre os bra�os, o olhar no ch�o ou nas m�os.
� fundamental insistir na tonicidade muscular.
Isto significa que a musculatura do corpo deve estar muito contra�da.3� Semana.Vertical de m�os.
Objetivo: Desenvolver os movimentos mais simples da gin�stica, que s�o cambalhotas para frente sem apoio do plano vertical.
- Iniciar na posi��o de p� ou parado.
Elevar uma perna e dar um passo para abaixar o tronco e os bra�os para frente, colocando as m�os com os dedos abertos, flexionados e para frente.
Elevar uma das pernas e de imediato a outra, juntando-as antes de alcan�ar a vertical.
A cabe�a deve estar o tempo todo entre os bra�os e o olhar dirigido para o ch�o.
A coluna deve estar a mais reta poss�vel e o corpo fortemente ajustado.4� semana.Voleios Laterais.
Objetivo: Realizar o voleio lateral com as duas m�os, incentivando o aluno fazer o movimento tanto para o direito e para o esquerdo e estimulando o praticante aprimorar o lado menos utilizado no processo da lateraliza��o.
- Iniciar na posi��o de p� ou parado.
Levantar a perna e dar um passo, descendo o tronco para apoiar as m�os no ch�o, enquanto as pernas v�o se levantando, uma de cada vez, e separadas.
Ao descer do outro lado, levantar uma das m�os depois a outra, e colocar os p�s no ch�o, um de cada vez, separados.
Observa��o: aconselhar os alunos n�o executarem os movimentos se n�otiverem conhecimento e sem a presen�a de um profissional.
Novembro: M�s dos ritmos.
Objetivo: Ter contato com diversas manifesta��es de m�sica corporal, atrav�s da observa��o de v�deos.
Fazer um levantamento de sons poss�veis de m�sica corporal.
Criar uma grafia para os sons corporais listados.
Vivenciar a pulsa��o e obstinados r�tmicos por meio de exerc�cios de percep��o r�tmica.
Ter contato com diversas manifesta��es de m�sica corporal, atrav�s da observa��o de v�deos.
Fazer um levantamento de sons poss�veis de m�sica corporal.
Criar uma grafia para os sons corporais listados.
Vivenciar a pulsa��o e os tinatos r�tmicos por meio de exerc�cios de percep��o r�tmica.
Explorar possibilidades de timbres diversos de sons corporais.
Explorar possibilidades de timbres diversos de sons corporais.
Observa��o: os tinato � um motivo ou frase musical que � persistentemente repetido numa mesma altura.
1� Semana: Dan�a da Vassoura.
Objetivo: estimula a agilidade, aten��o e a socializa��o.
Dura��o: Poder� durar o tempo de uma m�sica ou at� mais, isso vai de acordo com o monitor.
Material: CD de forr�, 1 vassoura.
- Os alunos dever�o estar$5 minimum deposit online casinoduplas e um com vassoura.
A m�sica para ir dever�o trocar de pares.
O aluno que ficar com vassoura ter� uma atividade extra pra fazer.
2�, 3� e 4� Semanas: Ritmos variados.
Objetivo: Apresentar aos alunos os diversos ritmos.
No local adequado deixa-as � vontade se poss�vel descal�os e concentrados, todos devem caminhar$5 minimum deposit online casinov�rias dire��es, ao som de uma m�sica e mexendo o corpo de muitas maneiras.
� essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam.
Quando a m�sica cessa, as crian�as tamb�m param como uma est�tua, escolhendo um n�vel no espa�o: baixo (no ch�o), m�dio (agachados) ou alto (de p�).
- Outro m�todo de ensino seria: treinar, tecnicamente, o giro$5 minimum deposit online casinoum p� s�, para os lados direito-esquerdo (enfatizar a t�cnica e ir aumentando o grau de complexidade) o professor dever� mostrar uma sequ�ncia coreogr�fica, os alunos dever�o ir treinando, junto com os movimentos do professor, parte por parte, at� memorizar$5 minimum deposit online casinotoda a coreografia, at� automatizarem todos os movimentos, os alunos dever�o repetir diversas vezes a mesma sequ�ncia coreogr�fica (na qual dever� constar giros), at� que os movimentos pare�am todos corretos, o professor poder� dar os seguintes est�mulos: quem consegue girar mais? quem consegue girar com a t�cnica correta? Dezembro: Continua o m�s do circuito.1� Semana.
Percorrer obst�culos.
Objetivo: Agilidade e destreza.
Como primeiras atividades, organize no p�tio da escola percursos ou labirintos, confeccionados com diferentes materiais: cordas, bancos, caixas, caixotes, pneus, bambol�s, t�buas (voc� pode utiliz�-las para fazer planos inclinados ou pontes), etc.
Convide as crian�as percorrerem esse circuito, explorando o espa�o de diferentes maneiras: subindo, descendo, agachando-se, arrastando-se, pulando, passando por cima, por baixo, rodeando, equilibrando-se, pulando, passando por pontes e corredores, entrando e saindo de caixas e t�neis de diferentes tamanhos, etc.2� Semana.
Montar um circuito a partir de ilustra��es fornecidas pela professora.
Conforme as crian�as se familiarizam com esse tipo de atividade, voc� pode propor que te ajudem a confeccionar os circuitos.
Imaginar poss�veis trajetos e diferentes maneiras para percorr�-los � uma forma de antecipar as a��es que ser�o realizadas.
Organize as crian�as$5 minimum deposit online casinogrupos de quatro.
Entregue para cada grupo uma representa��o de um circuito que dever�o montar.
Os desenhos tamb�m s�o meios para a representa��o de ideias espaciais.
Voc� pode utilizar imagens de livros, esquema de um labirinto.
Em um primeiro momento, proponha que as crian�as identifiquem e providenciem os materiais necess�rios para montar o circuito.
Depois, proponha que discutam de que maneira ir�o percorr�-lo e se h� indica��es suficientes para essa tarefa.
Por fim, leve-os ao p�tio para que montem o circuito e o percorram, verificando assim se suas antecipa��es foram corretas.
� interessante que voc� proponha esse tipo de situa��o algumas vezes.
Varie o formato e o tipo do percurso e os objetos utilizados.
RESULTADOS ESPERADOS O aluno aprender a refletir sobre o que pr�tica, o que conhece, como aprendeu e estabelecer uma abertura para a amplia��o de conhecimentos.
Identificar as pr�ticas mais veiculadas pela m�dia.
Conhecer sobre as diversas capacidades e habilidades motoras, os exerc�cios que as desenvolvem e como funcionam os �rg�os do corpo durante a pr�tica da atividade f�sica.
O aluno aprender a entender os processos hist�ricos e socioculturais envolvidos no fen�meno esportivo e desenvolver o esp�rito esportivo, valorizando a competi��o e n�o o resultado, valendo-se de atividades coletivas e de acordo com os conte�dos que pretende desenvolver.
Poder atuar$5 minimum deposit online casinoesquema de rod�zio, executando diferentes atividades, experimentando diversas fun��es e assumindo distintos pap�is.
Desenvolver a competi��o como um meio a ser utilizado para o aprendizado do respeito, tanto das regras quanto dos advers�rios, para a valoriza��o do trabalho$5 minimum deposit online casinoequipe, para a socializa��o e, principalmente, para adquirir humildade (a descoberta de que existem pessoas melhores$5 minimum deposit online casinodeterminada pr�tica) e autoestima (desenvolvimento cont�nuo, aprimoramento, sucesso e realiza��o).
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2023/12/30 16:26:43