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Por Gabriela Mac�do, Roberto Vicente, quickspin online casino Goi�s e TV Anhanguera

06/12/2023 11h56 Atualizado 06/12/2023

V�DEO: Estudante leva facada durante briga na porta de escola

Uma jovem foi presa suspeita de tentar matar uma estudante de 16 anos na porta de uma escola,quickspin online casinoCaldas Novas, no sul de Goi�s. Na �poca do crime, a Pol�cia Civil explicou que o crime foi motivado por ci�mes.

"O que motivou foi o sentimento de ci�me, uma vez que a v�tima afirmou ter trocado algumas mensagens com o namorado da autora e isso culminouquickspin online casinouma discuss�o entre a autora e v�tima, na qual a primeira alegou que iria 'pegar' a �ltima", explicou o delegado Rodrigo Pereira.

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O crime aconteceu no dia 6 de fevereiro deste ano. J� a pris�o foi realizada na ter�a-feira (5) Pol�cia Militar, ap�s um mandado ser deferido pela Justi�a de Goi�s depois de ela ter sido indiciada pela pol�cia.

Como o nome da jovem n�o foi divulgado, o quickspin online casino n�o conseguiu localizar a defesa dela para um posicionamento at� a �ltima atualiza��o desta reportagem.

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Jovem � presa suspeita de ter esfaqueado adolescente na porta de escola,quickspin online casinoCaldas Novas, Goi�s � quickspin online casino
: Divulga��o/Pol�cia Militar e Reprodu��o/TV Anhanguera

Tentativa de homic�dio

O caso aconteceu na porta do Centro de Ensinoquickspin online casinoPer�odo Integral (Cepi) Dom Pedro II, na �ltima segunda-feira (6). Imagens feitas por pessoas que estavam no local mostraram a jovem mais velha com uma faca na m�o atingindo a menor. Em seguida, ela � segurada por dois homens (assista acima).

Na �poca, a Secretaria de Estado da Educa��o de Goi�s (Seduc-GO) informouquickspin online casinonota que a menina foi ferida ap�s a sa�da das aulas e que os gestores da escola prestaram assist�ncia e acionaram o socorro m�dico, os respons�veis pela adolescente e a pol�cia.

Na �poca, o delegado que atendeu o caso no momentoquickspin online casinoque aconteceu foi o investigador Alex Miller, que deu detalhes de como aconteceu o crime.

�Ela deu um golpe na estudante e n�o conseguiu dar mais porque outras pessoas interviram�, explicou.

O delegado Rodrigo Pereira disse que a jovem foi indiciada no dia 16 de fevereiro por tentativa de homic�dio qualificado. Com o cumprimento do mandado, a suspeita foi presa de forma preventiva.

Estudante � esfaqueada durante briga na porta de escolaquickspin online casinoCaldas Novas Goi�s � quickspin online casino
: Reprodu��o/TV Anhanguera

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    O presente estudo focalizou a evolu��o da motiva��o atrav�s do exame comparativo de diversas faixas et�rias de atletas do futsal e futebol.

    Uma das principais metas da Psicologia do Esporte, desde seu in�cio, � estudar os fatores que maximizam a participa��o e a melhora da execu��o no �mbito do esporte e da atividade f�sica.

    A orienta��o da motiva��o parece ser um tema-chave quando tratamos de compreender a participa��o desportiva e o seu progresso na execu��o.

    O termo motiva��o tem suas ra�zes no verbo latino movere, que significa mover.

    A motiva��o implica movimento, ativa��o, por isso, para descrever um estado altamente motivado, s�o utilizados termos como: excita��o, energia, intensidade e ativa��o.

    Entretanto, um dos equ�vocos sobre a motiva��o desportiva consistequickspin online casinorelacion�-la com a ativa��o emocional.

    Alguns treinadores acreditam que, antes da competi��o, devam usar "t�cnicas" que aumentariam ao m�ximo os n�veis de ativa��o dos seus atletas, tais como: gritos, insultos e murros.

    Tudo isso porque consideram que, quanto mais ativados emocionalmente se encontrarem seus pupilos, a motiva��o subiria ao m�ximo.

    Por�m, sabe-se que a motiva��o e a ativa��o s�o constru��es separadas e independentes entre si.

    Outra pr�tica desastrosa comum no treinamento � a de criar nos desportistas expectativas pouco realistas sobre suas possibilidades na competi��o.

    A famosa frase: "tu podes faz�-lo!", encerra um alto riscoquickspin online casinosi mesma, posto que, se o desportista n�o alcan�ar as expectativas previstas, poder� sofrer um efeito "catastr�fico" que far� com que diminua aquickspin online casinomotiva��o, afetando a confian�a no seu treinador equickspin online casinosi pr�prio.

    Por �ltimo, conv�m citar os treinadores que consideram a motiva��o um tra�o est�vel de personalidade do atleta e, portanto, imut�vel no tempo.

    Os desportistas, como as outras pessoas, t�m freq�entemente percep��es distorcidas de suas pr�prias condutas.

    O feedback ajuda a estimular sentimentos positivos (ou negativos) sobre si pr�prio.

    Segundo Williams (1991), um desportista insatisfeito com o seu n�vel de execu��o, com falta de motiva��o para melhorar, poder� experimentar sentimentos de auto-satisfa��o como refor�adores positivos quando o feedback subseq�ente indicar melhora.

    O feedback objetivo da execu��o,quickspin online casinoseus aspectos espec�ficos por si mesmos, � uma t�cnica motivacional e instrumental que mostra resultados altamente satisfat�rios.

    Ambas as t�cnicas, o refor�o sistem�tico e o feedback objetivo, requerem a identifica��o de condutas espec�ficas que s�o importantes para alcan�ar o �xito, tanto individual como coletivo.

    Tutko e Richards (1984) reiteram que, provavelmente, o papel mais importante que um treinador desempenha � o de motivador.

    Sua personalidade, convic��o, fins e t�cnicas de motiva��o s�o o principal para o desenvolvimento das atitudes de seus jogadores e o para o grau de sucesso que estes alcan�ar�o.

    Portanto, necessita analisarquickspin online casinopr�pria teoria de motiva��o e examinar seus enfoques dessas qualidades que pensa serem importantes para obter o resultado.

    Conforme Balaguer (1994), com a incorpora��o do paradigma cognitivo � Psicologia, o estudo da motiva��o sofreu profundas transforma��es.

    A partir dos anos 60, o que vem interessando aos psic�logos � averiguarquickspin online casinoque medida as cogni��es, as interpreta��es dos sujeitos influenciamquickspin online casinosuas condutas equickspin online casinosuas motiva��es.

    Cogni��o se refere ao conjunto de atividades atrav�s das quais a informa��o � processada pelo sistema ps�quico, como a recebe, seleciona, transforma e organiza, como constr�i as representa��es da realidade e cria o conhecimento.

    Muitos fen�menos est�o implicados neste processamento: percep��o, mem�ria, elabora��o do pensamento e a linguagem s�o alguns deles.

    Na Psicologia moderna, o termo motiva��o � utilizado para designar a intensidade do esfor�o e a dire��o do comportamento humano.

    � uma dimens�o direcional que indica a finalidade do comportamento ou porque as pessoas se orientam a um ou outro objetivo.

    No �mbito da atividade f�sica e do esporte, a motiva��o � produto de um conjunto de vari�veis sociais, ambientais e individuais que determina a elei��o de uma modalidade f�sica ou esportiva e a intensidade da pr�tica dessa modalidade, que determinar� o rendimento (Escart� e Cervell�, 1994).

    Numa vis�o ampla, o termo motiva��o denota fatores e processos que levam as pessoas � a��o ou � in�rciaquickspin online casinositua��es diversas (Cratty, 1983).

    De modo mais espec�fico, o estudo dos motivos implica no exame das raz�es pelas quais se escolhe fazer algo ou executar algumas tarefas com maior empenho do que outras, ou persistir numa atividade por longo per�odo de tempo.

    Tamb�m Singer (1977) descreve a motiva��o como sendo a insist�nciaquickspin online casinocaminharquickspin online casinodire��o a um objetivo.

    Existem ocasi�es onde a meta principal pode ser o alcance de uma recompensa, tal como ter o nome impresso, ganhar um trof�u ou um elogio.

    Em outras ocasi�es, pode tomar a forma de um impulso para o sucesso, para provar ou conseguir algo para a auto-realiza��o.

    Sem a motiva��o, um esportista n�o desempenhar� ou desempenhar� mal.

    Existe um n�vel ideal de motiva��o que deve estar presentequickspin online casinoqualquer atividade e este depende da natureza da atividade tanto quanto da personalidade do esportista.

    Para Frost (1971) a conduta � causada e direcionada por combina��es de motivos e emo��es, alguns internos e outros externos, alguns gen�ticos e outros ambientais, alguns conscientes e outros inconscientes, alguns individuais e outros sociais, etc.

    Os motivos podem ser classificados de acordo comquickspin online casinofonte.

    Por exemplo, alguns motivos s�o oriundos de fontes externas e da tarefa, incluindo as diversas recompensas manifestas ou latentes, como o elogio e as demonstra��es de sucesso, os presentes e o dinheiro.

    Outras fontes de motiva��o podem ser resultado da estrutura psicol�gica do indiv�duo e de suas necessidades pessoais de sucesso, sociabilidade, reconhecimento, etc.

    , bem como aquelas que parecem derivar de caracter�sticas da pr�pria tarefa, tais como a novidade e a complexidade da experi�ncia mental ou motora com a qual o indiv�duo se defronta (Cratty, 1983).

    A motiva��o de um atleta para o rendimento ou para sobressair-se depender� n�o somente de seus motivos de rendimento (de seu desejo de se sobressair), mas tamb�m da reputa��o de seus advers�rios e do interesse p�blico da competi��o.

    Entretanto, diferentes motivos podem mostrar-se ativos simultaneamente.

    Em certos casos, podem ser antag�nicos e estabelecer juntos a for�a da motiva��o do momento (Bakker, Whiting, & Van der Brug, 1983).

    Por outro lado, o conceito de motivo tem sido, com freq��ncia, ligado � id�ia de "necessidade".

    Por exemplo: uma defici�ncia biol�gica (falta de oxig�nio) determina uma necessidade.

    Isto gera um impulso que motiva o organismo a conduzir-se para a satisfa��o da necessidade.

    A aquisi��o de alimento e de oxig�nio � o objetivo do organismo e a conduta que leva a este � refor�adora.

    A necessidade ativa o organismo e a natureza da necessidade proporciona uma dire��o � conduta (tratar de subir a superf�cie para poder respirar, por exemplo).

    Maslow (s/d) sugeriu que as necessidades do homem se desenvolvem na seq��ncia, das necessidades "inferiores" para as "superiores": necessidades fisiol�gicas (fome, sede); necessidade de seguran�a (seguran�a, ordem); necessidade de participa��o e de amor (afei��o, identifica��o); necessidade de estima (prest�gio, �xito, auto-respeito); necessidade de auto-realiza��o (o desejo de auto-satisfa��o).

    O autor argumenta que, no desenvolvimento do indiv�duo, uma necessidade "inferior" precisa ser satisfeita adequadamente antes que possa surgir a pr�xima necessidade "superior".

    Ainda Deci e Ryan (1985) destacaram a import�ncia das experi�ncias de aprendizagem no desenvolvimento dos motivos humanos, n�o centralizaram suas aten��es na motiva��o com proced�ncia biol�gica (fome, sede, sexo) ou emocional (medo, alegria), mas consideraram o aspecto no qual est�o implicadas experi�ncias de aprendizagem, a motiva��o intr�nseca.

    A conduta intrinsecamente motivada se manifesta no desejo de sentir-se competente.

    A partir dessa necessidade os motivos b�sicos de compet�ncia e autodetermina��o desenvolvem motivos mais espec�ficos.

    Bergamini (1997) prop�e que a motiva��o seja uma cadeia de eventos baseada no desejo de reduzir um estado interno de desequil�brio tendo como fundamento o pensamento e a cren�a de que certas a��es deveriam servir a esse prop�sito e levando os sujeitos a agirem de maneira que ser�o conduzidos at� o objetivo desejado.

    � importante que seja considerada a exist�ncia de diferen�as individuais e culturais entre os sujeitos quando se refere � "motiva��o".

    Este diferencial n�o s� pode afetar significativamente a interpreta��o de um desejo, mas tamb�m o entendimento da maneira particular como as pessoas agem e atuam na busca dos seus objetivos.

    As pessoas j� trazem dentro de si expectativas pessoais que ativam determinado tipo de busca de objetivos.

    A motiva��o, portanto, pode ser considerada, primordialmente, um processo intr�nseco.

    A maneira mais fundamental e �til de pensar a respeito desse assunto envolve a aceita��o do conceito de motiva��o intr�nseca, que se refere ao processo de desenvolver uma atividade pelo prazer que ela mesma proporciona, isto �, desenvolver uma atividade pela recompensa inerente a essa mesma atividade (Deci e Ryan, 1985, p.21).

    Essa forma de considerar o comportamento motivacional implica o reconhecimento de que ele representa a fonte mais importante de autonomia pessoal � medida que as pessoas podem, de certa forma, escolher que tipo de a��o empreender com base nas suas "pr�prias fontes internas" de necessidades e n�o simplesmente responder aos controles impostos pelo meio externo.

    Ryska (2003) avaliou medidas de competitividade, orienta��o da motiva��o e objetivo percebido de participa��o como preditoras da pr�tica esportivaquickspin online casino391 jovens de 10 a 15 anos de idade, 185 meninos e 134 meninas.

    Estes jovens atletas eram praticantes de competi��es extra-curr�culares de futebol, nata��o, hipismo, t�nis e ciclismo.

    An�lises de regress�o hier�rquica mostraram que raz�es intr�nsecas, auto-estima e dom�nio da tarefa, foram mais preditoras de diversas dimens�es da pr�tica do esporte do que competitividade.

    Por outro lado, objetivos extr�nsecos, busca de status social e status na carreira, contribu�ram com n�veis mais baixos para algumas dimens�es da pr�tica do esporte.

    Segundo Williams (1991),quickspin online casinocontraste com as teorias que concebem a motiva��o como for�a interna que impulsiona as pessoas a alcan�ar uma meta, as teorias motivacionais dos incentivos se baseiam na associa��o de que fatores externos impulsionam as pessoas a cumprir determinadas metas.

    Nesta orienta��o o termo incentivo se define como "todos aqueles est�mulos externos que servem para influir no comportamento".

    Os incentivos positivos s�o est�mulos atrativos que facilitam um comportamento, os negativos podem ajudar e eliminar comportamentos que n�o s�o desejados.

    Os incentivos aumentam a for�a e a intensidade de um comportamento, s�o relativos, n�o s�o absolutos, podem mudar de fun��o no tempo, pelas circunst�ncias e de pessoa para pessoa.

    A antecipa��o de um incentivo pode servir para modificar um comportamento.

    Manipulando as conseq��ncias potenciais dos incentivos, um poder� influir na conduta de outros.

    O uso de incentivos vari�veis pode ajudar a manter a afetividade dos incentivos tang�veis; os incentivos psicol�gicos (auto-estima), o desejo de prest�gio social e a independ�ncia podem constituir poss�veis recompensas que aumentam a motiva��o pela atividade f�sica e o esporte.

    Conforme Strong (1965), na m�dia meninice, os pr�mios externos poder�o aumentar o desempenho f�sico, ao passo que, na fase adulta, os atletas profissionais, j� bem pagos e financeiramente independentes, poder�o continuar a participar de seu esporte devido �s recompensas internas provenientes do �xito.

    Tutko e Richards (1984) revisaram os processos de motiva��o interna e externa, relatando que o grau da motiva��o intr�nseca varia enormemente entre atletas.

    Alguns desportistas s�o altamente motivados internamente e investem uma grande quantidade de tempo de trabalho para aperfei�oar suas destrezas, embora n�o sejam, constantemente, reconhecidos ou elogiados pelos treinadores.

    As raz�es e os esfor�os porque estes atletas participam s�o fatores pouco relacionados com os comportamentos dos treinadores.

    De outra maneira, alguns desportistas investem muito pouco tempo e, constantemente, necessitam dos refor�os dos treinadores para ter motiva��o e alcan�ar seus objetivos.

    H�, ainda, o indiv�duo que, depois das pr�ticas regulares, continua aperfei�oandoquickspin online casinot�cnica e aquele que logo vai para o chuveiro e abandona o treinamento.

    A maior parte dos estudos (Tutko e Richards, 1984; Williams, 1991) chegou � conclus�o que as recompensas extr�nsecas podem prejudicar a motiva��o interna, exceto quando esta � elevada.

    Pelo contr�rio, o desempenho de desportistas com n�veis de motiva��o intr�nseca muito baixos pode aumentar mediante a administra��o de recompensas externas.

    Os refor�os externos parecem afetar a motiva��o intr�nseca dos sujeitos de duas maneiras: diminuindo, quando percebidos como mudan�as perturbadoras de controle interno e externo; incrementando, quando percebidos como informa��es que permitem aumentar o sentimento de compet�ncia.

    Segundo Cratty (1983), para muitos jovens, fazer parte de um time significa a oportunidade de ser membro de um grupo, de formar la�os com seus companheiros, por�m, se o t�cnico motivar os seus atletas atrav�s da �nfase nas rela��es sociais, quando seu principal interesse � uma atua��o superior e o resultado, certamente fracassar� (Hernandez e Gomes, 2002).

    Apesar dos numerosos esfor�os que influenciam a motiva��o individual, pode-se pensar que � poss�vel colocar os indiv�duosquickspin online casinov�rias categorias, segundo os motivos que os levam a ingressar no esporte equickspin online casinooutras situa��es que implicamquickspin online casinosucesso.

    Frente � necessidade de �xito, Cratty (1983) prop�e v�rias classifica��es.

    Na primeira, est�o os indiv�duos que buscam enfrentar situa��es que implicamquickspin online casinosucesso com uma motiva��o muito alta para alcan��-las e tendo a percep��o de que tais situa��es trar�o o sucesso t�o valorizado.

    Estes indiv�duos provavelmente escolher�o objetivos alcan��veisquickspin online casinovez de "chutarem" alto demais ao enfrentarem desafios.

    Na segunda, est�o os indiv�duos que procuram evitar o fracasso.

    Estes t�m possibilidade de evitar as situa��es que implicamquickspin online casinopossibilidade de derrota ou ter�o muito cuidado ao escolher advers�rios e objetivos, tendo assim grande probabilidade de sucesso.

    Podendo tamb�m escolher objetivos dificilmente alcan��veis, preparam-se assim, de antem�o, com desculpas plaus�veis e "salvadoras".

    Existe tamb�m um outro tipo de indiv�duo que se concentraquickspin online casinoalcan�ar objetivos m�dios, acredita que ter� uma chance de derrotar o pr�ximo advers�rio se desenvolver grande esfor�o.

    Estudos de laborat�rios (Bakker et al.

    , 1983) comprovaram que a presen�a de adultos frente ao desempenho de crian�as provocam nestes melhor n�vel de realiza��o do que aqueles que atuam sozinhos.

    Para explicar esse fen�meno, Zajonc (1965) formulou a hip�tese da facilita��o social.

    Este autor declara que a exist�ncia de espectadores tem um efeito facilitador na ativa��o da pr�tica esportiva.

    A presen�a do p�blico, no n�vel e est�gio inicial de aprendizagem e nos efeitos para os desempenhos, � prejudicial.

    No est�gio intermedi�rio de aprendizagem � levemente prejudicial ou favor�vel.

    Nos n�veis mais altos de habilidade � considerada favor�vel ou sem efeito aparente (Singer, 1977).

    M�todo

    Este estudo caracterizou-se por uma pesquisa quantitativa, tipo correlacional, com o fim de verificar as diferen�as motivacionais no esportequickspin online casinodiversas fases do desenvolvimento psicol�gico humano.

    Sujeitos

    Os participantes desta pesquisa foram crian�as, adolescentes, adulto-jovens e adultos, de prepara��o profissionalizantequickspin online casinodiversos clubes esportivos, praticantes do Futebol e/ou Futsal, da regi�o metropolitana de Porto Alegre/RS.

    A amostra n�o-probabil�stica, tipo acidental ou de conveni�ncia foi composta por 214 desportistas: 127 do Futsal e 87 do Futebol.

    O tempoquickspin online casinoque esses atletas exercem estas duas modalidades variou de 1 a 21 anos.

    Os indiv�duos foram divididosquickspin online casinocategorias: infantil (9 a 14 anos); infanto-juvenil (15 a 16 anos); juvenil (17 a 19 anos) e adultos (acima de 19 anos).

    Instrumentos

    Foi utilizado como instrumento uma adapta��o do question�rio de Gill e Deeter (1988), contendo 32 perguntas (em anexo), para determinar os fatores motivacionais nas diferentes etapas do desenvolvimento psicol�gico dos atletas.

    Este instrumento � composto de seis fatores de motiva��o: sucesso/status, desenvolvimento de habilidades, excita��o/desafio, libera��o de energia, aptid�o e afilia��o.

    A escala usada para registrar as respostas dos sujeitos foi do tipo Likert de quatro pontos: 1 significando extremamente importante; 2, bastante importante; 3, pouco importante; e 4, nada importante.

    Coleta de dados

    O question�rio foi aplicado nos estabelecimentos esportivos onde existem programas desportivos para faixas et�rias diversificadas direcionados ao Futebol e/ou Futsal profissionalizante.

    A aplica��o do instrumento foi feitaquickspin online casinogrupo.

    An�lise dos dados

    Atrav�s do pacote estat�stico SPSS, os dados foram analisados pela t�cnica de An�lise de Vari�ncia para um fator.

    A vari�vel independente foi categoria desportiva (faixa et�ria) e a vari�vel dependente foi motiva��o.

    Resultados e discuss�o

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente sucesso/status, verificou diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,001) entre os grupos de categorias esportivas, F (3,210) = 5.861.

    O teste de follow up de Scheff� identificou diferen�as significativas entre as m�dias do grupo da categoria juvenil (1,68) e dos grupos das categorias infanto-juvenil (2,00) e adulto (2,06).

    Outras diferen�as entre m�dias de categorias n�o apareceram.

    Cabe ressaltar que, nesta categoria de juvenis (17-19 anos), os jogadores enfrentam um momento decisivoquickspin online casinosuas vidas, podendo se profissionalizar ou n�o.

    Em fun��o disso, provavelmente, necessitam de status/sucesso confirmando o seu potencial e, antes de mais nada, "abrindo as portas" para a profiss�o.

    Neste est�gio da adolesc�ncia, culmina todo o processo maturativo biopsicossocial do indiv�duo.

    Mahler (1975) postula a exist�ncia de um estado indiferenciado inicial a partir do qual o indiv�duo ter� que, gradativa e inexoravelmente, se diferenciar para adquirir a identidade pessoal.

    A trajet�riaquickspin online casinodire��o a identidade adulta pressup�e a paulatina aceita��o das limita��es humanas e a ren�ncia �s fantasias regressivas de posse ou fus�o com o que est� al�m dos limites do Eu (Os�rio, 1992).

    Para Aberastury (1990), pensar no que h� de essencial na adolesc�ncia, seu signo, � pensar na necessidade de entrar no mundo adulto.

    A modifica��o corporal, ess�ncia da puberdade, o desenvolvimento dos �rg�os sexuais e da capacidade de reprodu��o s�o vividos pelo adolescente como uma erup��o de um novo papel, que modificaquickspin online casinoposi��o frente ao mundo e o comprometequickspin online casinotodos os planos de conviv�ncia.

    A busca de aprova��o, sucesso/status, seria o retorno absoluto da confirma��o narc�sica, necess�ria para que este sujeito cheio de inquietudes e d�vidas possa sentir-se suficientemente seguro para se lan�ar nos percal�os, desafios equickspin online casinotodos os riscos que ter� de enfrentar na vida adulta.

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente desenvolvimento das habilidades, apurou diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,000) entre as m�dias dos grupos de categorias desportivas, F (3,210) = 7,069.

    O teste de follow up de Tamhane identificou diferen�as significativas entre a m�dia do grupo da categoria juvenil (M = 1,18) e as m�dias dos grupos das categorias infanto-juvenil (M = 1,45) e adulto (1,27), sendo que outras diferen�as n�o apareceram.

    Balaguer (1994) comenta que, no �mbito da atividade f�sica no esporte, a motiva��o � o produto de um conjunto de vari�veis sociais, ambientais e individuais que determina a elei��o de uma atividade f�sica ou esportiva.

    A intensidade da pr�tica dessa atividade, � o que influenciar�,quickspin online casino�ltimos termos, o rendimento.

    Singer (1984) afirma que indiv�duos que se tornam mais satisfeitos com suas experi�ncias esportivas provavelmente v�o continuar praticando.

    Essas pessoas desenvolvem capacidades pessoais e t�m mais chances de conquistar seu potencial atrav�s de determina��o e compromisso.

    Provavelmente, as diferen�as entre o grupo de juvenil e os demais grupos, possam ser devidas aos interessesquickspin online casinodesenvolver habilidades para conseguir chances de tornarem-se efetivamente profissionais.

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente afilia��o, apurou que n�o houve diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,786) entre os grupos das categorias, F (3,210) = 0,354.

    De acordo com os dados, esse fator n�o promoveu diferen�as entre as quatro categorias, o que provavelmente indica que,quickspin online casinotodas as idades (de 9 a 34 anos), essas pessoas precisam ser bem aceitas umas pelas outras, ou seja, t�m necessidade de amizade e de rela��es.

    Como todos atletas investigados estavam envolvidos com modalidades esportivas coletivas, parece natural que a necessidade de afilia��o seja um fator motivacional que os caracterize igualmente.

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente aptid�o, apurou que n�o houve diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,967) entre as m�dias dos grupos das categorias pesquisadas, F (3,210) = 0,087.

    Parece l�gico que todos os desportistas tenham afirmado n�veis muito parecidos de aptid�o, j� que est�o num contexto de forma��o de atletas de elite.

    Portanto, � coerente que todos, indistintamente, saibam da aptid�o que possuem para a realiza��o dessas pr�ticas esportivas e que reconhe�am esta consci�ncia como um dos fatores que os levam a praticar.

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente libera��o de energia, apurou diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,000) entre as m�dias dos grupos das categorias, F (3,210) = 6,546.

    O teste de follow up de Scheff� identificou diferen�as significativas entre a m�dia da categoria infantil (2,58) e as m�dias dos grupos infanto-juvenil (1,97), juvenil (2,03)quickspin online casinorela��o �s m�dias das categorias infantil (2,58) e adultos (2,15).

    Nas fases referentes � adolesc�ncia, dos 15 aos 19 anos (infanto-juvenil e juvenil), os esportistas expressaram claramente suas necessidades de liberar energias motivando-os ao esporte.

    Pode-se inferir que, talvez, estejam sentindo-se mais ativados e energizados frente ao contexto que experienciam.

    De acordo com Kalina (1999), a crian�a que vive 11, 12 ou 13 anos a singular�ssima vida infantil, protegida por seus pais e pelas institui��es e afastada dos problemas da realidade social, � medida que se instala a puberdade, a partir dos 14-15 anos, ocorrem fortes como��es psicol�gicas.

    A adolesc�ncia, processo que tem caracter�sticas muito particulares, varia, tamb�m, de acordo com as circunst�nciasquickspin online casinoque se encontra cada adolescente.

    Mas,quickspin online casinogeral, toda a agressividade contida, atrav�s do superego estabelecido, mesmo de forma ainda fragilizada, � libertada para buscar situa��es sociais que permitam aquickspin online casinosublima��o.

    A libera��o dos impulsos agressivos e libidinais � inerente nessa fase de prepara��o para a vida adulta.

    Uma forma de conter a impulsividade � transform�-laquickspin online casinoalgo socialmente aceit�vel e o esporte servir� de suporte reorganizador do comportamento agressivo no mundo adulto.

    Portanto, parece congruente que os atletas mais envolvidos com a fase da adolesc�ncia tenham manifestado mais motiva��o ligada com a libera��o de energia.

    ANOVA para um fator, vari�vel dependente excita��o/desafio, apurou que n�o houve diferen�as estat�sticas significativas (p = 0,151) entre as m�dias dos grupos das categorias F (3,210) = 1,783.

    Conforme visto antes, a motiva��o implica movimento, ativa��o e tanto � assim que, para descrever um estado altamente motivado se utilizam termos como excita��o, energia, intensidade ou ativa��o.

    O que motiva todo o atleta � o desafio de vencer obst�culos, colocando tens�oquickspin online casinosi pr�prio, promovendo excita��o e competindo para conquistar o sucesso (Zander, 1975).

    Conclus�o

    Conclui-se, atrav�s da apresenta��o e discuss�o dos resultados, que os aspectos pelos quais os atletas mobilizaram-se, atuando motivadamente no esporte, como qualquer pessoaquickspin online casinooutro contexto, revelaram direcionamentos vari�veis e dif�ceis de serem reduzidos a conceitos r�gidos.

    As raz�es de cada atleta para ingressar num time esportivo podem ser in�meras, como tamb�m os motivos que os fazem atuar durante todo o processo dequickspin online casinoforma��o profissional.

    Esses atletas pesquisados, na maioria, vinham percorrendo, ao longo de v�rios anos, suas trajet�rias esportivas, e apresentaram expectativas condizentes aos desejos de aceita��o, reconhecimento e sucesso/status presum�veis de acordo com seus empenhos, esfor�os e dedica��o ao esporte.

    Grande parte desses desportistas pesquisados estava na reta final da adolesc�ncia, portanto, ajustando-se as turbul�ncias hormonais, emocionais e elaborando o luto dos pais da inf�ncia e do corpo infantil, ambos perdidos.

    Desta forma, esses atletas estavam "correndo atr�s da bola" atrav�s do manejo das possibilidades plaus�veis de reconhecimentos para a conquista de uma identidade adulta.

    Os seus desejos de satisfa��es imediatas, t�picos da impulsividade dessa fase do desenvolvimento humano, os levaram a valorizar mais do que nunca o "desenvolvimento de habilidades".

    Possivelmente, porque este ser� o ant�doto m�gico e eficiente que permitir� ingressar no mundo encantado do "sucesso".

    Tudo isso, possivelmente, justifica o fato de que as principais diferen�as de motiva��o para participar do esporte entre faixas et�rias encontradas neste estudo tiveram como protagonistas atletas que,quickspin online casinomaior ou menor grau, estavam sob os efeitos de uma fase crucial do ciclo vital humano: a adolesc�ncia.

    Visto que, no presente estudo, foi usada uma abordagem transversal, compara��o de diversos grupos de faixas et�rias diferentes para observar a evolu��o da motiva��o de atletas, sugere-se que outras pesquisas possam ser realizadas utilizando estrat�gia longitudinal.

    Ou seja, um acompanhamento regular e peri�dico aos mesmos atletasquickspin online casinosuas trajet�rias esportivas desde as categorias infantis at� adulta.

    Assim, a observa��o do desenvolvimento do desportista, provavelmente, se dar� mais efetivamente, emboraquickspin online casinofun��o de tempo e recursos materiais esse tipo de pesquisa seja bastante dif�cil e complicado de ser realizado.

    Al�m disso, seria conveniente utilizar como instrumentos, al�m dos question�rios, as entrevistas semidirigidas.

    Refer�ncias bibliogr�ficas

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